História do Município de Guaraci / PR

O povoamento da região onde hoje se encontra o Município de Guaraci teve início no ano de 1.945.
A história de Guaraci está ligada à de Jaguapitã, Município que, apesar de ser pouco mais antigo, também se inclui no rol dos Municípios novos do Paraná. Efetivamente, Jaguapitã foi elevado à categoria de distrito em 30 de Dezembro de 1.943, e à de Município em Outubro de 1.947. Mas o fenômeno que é comum à toda região do norte do Paraná não se restringe ao Município de Jaguapitã ou ao de Guaraci: é uma decorrência do plantio do café. As numerosas cidades surgidas do dia para a noite em todos os quadrantes da região; a derrubada violenta das matas; a penetração, por vezes racionalizada, das florestas; o cultivo do solo, feraz e bravio; a transformação de zonas inóspitas e perigosas, tudo isso foi obra rápida, realizada de afogadilho.

Em sua maioria, as cidades do setentrião paranaense, tiveram origem num patrimônio, isto é, num loteamento de terras roxas, próprias à cultura do café. Um proprietário da gleba, firma individual e coletiva, procedia a medição e demarcação da terra, organizava o plano de loteamento, fundava o patrimônio. Estavam lançados os alicerces de uma futura cidade.

Tudo girava em torno do comércio da terra, do seu aproveitamento racional da cultura do solo, do plantio de café. Assim nasceram várias dezenas de cidades do norte do Paraná.

 

 

 

Acompanhe Guaraci em nossas redes socias

brasão branco

Últimas Notícias

PSS PARA CONTRATAÇÃO DE MOTORISTAS, ENFERMEIRO E AUXILIARES DE ENFERMAGEM POR TEMPO DETERMINADO... Ver mais>>

 

ATENÇÃO INSCRITOS NO ENCCEJA 2017 E QUE FARÃO A PROVA NO MUNICÍPIO DE ROLÂNDIA NESTE DOMINGO 19... Ver mais>>

 

BREVE RECAPE ASFÁLTICO... Ver mais>>

 
logo bestão

Tel.: (43) 3260 1133

Rua João de Giuli, 180 - CEP: 86620-000
Todos os Direitos Reservados à Prefeitura Municipal de Guaraci